segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Aspectos físicos do Equador

Clima: O clima do Equador apresenta grandes contrastes, em virtude do relevo acidentado. Do nível do mar até cerca de mil metros de altitude estende a chamada tierra caliente com temperaturas que variam entre 24ºC e 26ºC. Entre mil e dois mil metros situa-se a tierra templada, onde as temperaturas oscilam de 19ºC a 24ºC. Dos dois mil aos três mil metros encontra-se a tierra fria, cujas temperaturas vão de 12ºC a 18ºC. Acima dessas altitudes ficam os páramos (planaltos gelados), com temperatura média inferior a 12ºC. A região litorânea é úmida e quente no norte e seca no sul. Na faixa amazônica, o clima é equatorial.
Relevo: O Relevo do Equador tem as seguintes características: território cortado de nordeste a sudoeste por duas cadeias da cordilheira dos Andes; vale central (entre as cadeias); planície costeira (oeste); planície Amazônica (leste). O território equatoriano é recortado por duas cadeias paralelas pertencentes à cordilheira dos Andes: Oriental e Ocidental, que dividem o país em três regiões principais: o litoral, a região andina e o interior, este coberto de florestas tropicais. Do ponto de vista geológico, o território pode ser dividido em quatro elementos: zona costeira, constituída por sedimentos cretáceos e cenozóicos marinhos e continentais; a cordilheira Ocidental, formada por rochas metamórficas pré-cretáceas e e vulcânicas cretáceas; cordilheira Oriental ou Real, de cuja constituição participam rochas metamórficas e ígneas antigas, sedimentos paleozóicos e rochas ígneas cretáceas; e a planície Amazônica, formada por rochas ígneas e sedimentos cretáceos e cenozóicos. A planície litorânea, situada entre o oceano Atlântico e o sopé dos Andes, ocupa cerca da quinta parte do território. Sua largura máxima é de aproximadamente 150km, ao norte de Guayaquil. Entre as cordilheiras se estende uma série de vales altos, como os de Quito, Tulcán e Cuenca, situados a mais de 2.500m de altitude. Os Andes equatorianos constituem uma das áreas de maior atividade vulcânica do mundo. Entre o monte Sangay (5.230m), na cordilheira Oriental, e a fronteira norte do país, existem cerca de vinte vulcões ativos, entre os quais o Cotopaxi, com 5.897m, o mais alto vulcão do mundo em atividade. O ponto mais alto do país é o monte Chimborazo (6.267m), na cordilheira Ocidental. Os cumes mais elevados se encontram cobertos por neves eternas.
Vegetação: A Vegetação do Equador apresenta variações decorrentes dos contrastes climáticos. As planícies do Oriente e do Guayas e a costa norte são cobertas de floresta tropical rica em árvores de grande porte, epífitas e lianas. Ao longo da costa do Pacífico, a partir do Esmeraldas, a floresta desaparece, dando lugar a uma vegetação arbustiva decídua e onde ocorrem palmeiras como a jarina (Phytelephas macrocarpas), cujo coco é usada na fabrico de botões, e a planta Carludovica palmata que produz a fibra dos chamados chapéus tipo panamá. As montanhas — até a altitude de 1.500m — são cobertas de espessa floresta. Acima desse limite até o máximo de 3.000 m, predomina a ceja de la montaña, vegetação compacta coberta de musgo. Daí até as regiões das neves eternas estendem-se os prados.
Hidrografia: O Equador é banhado por dois grandes sistemas hidrográficos: em primeiro lugar, o dos rios que nascem na cordilheira Ocidental ou em suas encostas, banham as planícies da costa e deságuam no Pacífico, como o Mataje, Santiago, Esmeraldas, Chone, Daule, Guayas, Naranjal, Jubones e Santa Rosa; e, em segundo lugar, e o dos rios que nascem na cordilheira Oriental, banham a região do Oriente e formam os grandes afluentes amazônicos dessa região, como o Aguarico, Coca, Napo, Curaray e Pastaza, na maioria navegáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário