segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Aspectos físicos da Austrália



Clima: De longe, a maior parte da Austrália é composta de desertos ou zonas semi-áridas — 40% da massa terrestre está coberta por dunas de areia. Só os cantos sudeste e sudoeste têm clima temperado e um solo moderadamente fértil. A parte norte do país tem um clima tropical: parte é floresta tropical, parte são pastagens e parte é deserto como, por exemplo, o Deserto do Outback. Enquanto a maior parte do país se caracteriza pelo clima subtropical seco, as regiões situadas, de uma maneira geral, ao norte do Trópico de Capricórnio possuem clima tropical com a estação chuvosa nos meses de verão. A costa oriental, por sua vez, recebe chuvas monçônicas. A Grande Barreira de Coral, maior recife de coral do mundo, situa-se a pouca distância da costa nordeste e estende-se por mais de 1200 quilómetros. O Uluru (conhecido como Ayers Rock até 1986) é o maior monolito do mundo e situa-se na Austrália central. A vegetação em geral é de savanas e temperadas (eucaliptos), e sua fauna é uma consequência direta de seu milenar isolamento geográfico.
Relevo: A maior parte do território é um planalto baixo e desértico; uma planície fértil no sudeste. A Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo, fica a pequena distância da costa nordeste. Uluru, na Austrália central, é o maior monolito do mundo.Extremos de elevaçãoponto mais baixo: Lago Eyre - -15 mponto mais elevado: Monte Kosciuszko - 2 229 m

Vegetação: Formada por um imenso bloco conquistado à costa, a Austrália é um pouco variada em termos de relevo e de paisagem. Dois terços do país são ocupados pelo Escudo Australiano, uma vasta planície desértica cuja monotonia só é quebrada por montanhas pouco elevadas e alguns cumes arredondados, isolados no meio das planícies. A leste deste Escudo, a Grande Bacia Artesiana estende-se entre o golfo de Carpentária e o lago Eyre. É nesta grande depressão que se encontram as reservas subterrâneas de água e a única bacia fluvial com alguma importância: o Murray-Darling.

Nenhum comentário:

Postar um comentário